Leonardo Brito

RINOPLASTIA

Um nariz desproporcional pode afetar a harmonia do rosto inteiro. A rinoplastia corrige imperfeições, deixando a face mais harmoniosa de acordo com os traços do próprio paciente. Além disso, estando associadas a outros procedimentos, ela regulariza funções respiratórias que estejam comprometidas em pacientes com dificuldades respiratórias.

RESUMO

Alterações corporais: Adequação do tamanho e forma.
Duração: 2 horas.
Anestesia: Local e sedação ou geral.
Usa dreno: Não.
Tempo de internamento: 1 dia ou day clinic.
Dirigir: após 4 dias.
Cicatrizes: 0,5 cm
Drenagens: Sim.
Observação: Pode associar a cirurgia funcional com otorrino.

Indicações

A rinoplastia atua em duas frentes: a autoestima, melhorando as linhas do nariz em relação à estética do rosto, e a função respiratória, prejudicada por problemas de estrutura.

Plano cirúrgico:

Anestesia - O médico avalia cada caso para determinar se o procedimento é caso para local sedação ou anestesia geral.

Incisão – a estrutura do nariz pode ser ajustada ou remodelada de duas formas: através de um procedimento fechado, mantendo as incisões escondidas, ou aberto, com um corte através da columela, uma faixa entre as narinas por onde tecidos são levantados e redesenhados, ou semi-aberta, uma técnica que expoem a estrutura sem cortar a columela.

Remodelação estrutural – as estruturas nasais podem ser remodeladas com enxertos de cartilagens: septo (as mais comuns), orelha e, em alguns casos muito específicos, costela.

Correção de septo – existe uma melhora significativa na respiração com a correção do septo e a diminuição das saliências nasais.

Fechamento das incisões – remodelagem da estrutura nasal finalizada, chega a etapa de acomodar peles e tecidos do nariz, bem como fechar as incisões. Inclusive aquelas que, por acaso, precisaram ser feitas nos sucos das narinas.

PÓS-OPERATÓRIO

Resultados – por cerca de uma semana, uma placa plástica, além de um tampão interno (primeira noite), sustentam a estrutura do nariz para agilizar a cicatrização. Dentro de algumas semanas, o inchaço regride, mas para que o contorno nasal ganha sua forma definitiva é preciso esperar até um ano e meio. Período em que inchaços podem aparecer e desaparecer, principalmente nos períodos da manhã. Já a correção de desvio do septo, uma das principais causas de insuficiência respiratória que remodela e realinha a via respiratória obstruída, precisa de uma avaliação médica mais detalhada para a sua indicação.