Leonardo Brito

MAMOPLASTIA REDUTORA

Além de influenciar na autoestima, mamas grandes e desproporcionais podem causar dores nas costas, problemas de postura e limitações nas atividades físicas. A mamoplastia diminui o volume dos seios para que fiquem em harmonia com a forma do corpo através da remoção do tecido mamário e dos excessos de pele e do reposicionamento da aréola em função da estética dos seios. Para isso, existem diferentes técnicas que são aplicadas de acordo com a necessidade: mamoplastia redutora, mastopexia (lifting das mamas) e mastopexia com inclusão de prótese.

Resumo Mamoplastia Redutora

Alterações corporais: Diminuição de volume e queda
Duração: 3 horas
Anestesia: Peridural
Uso de dreno: Não
Tempo de internamento: 1 dia
Dirigir: Após 15 dias
Cicatrizes: Tamanho e forma variáveis
Drenagens: Não
Observação: Pode associar-se a lipoaspiração das axilas

Indicações

Mamas médias e grandes encontram na mamoplastia uma alternativa eficiente de remodelagem dos seios. A técnica consiste em remoção parcial das glândulas mamárias e de gordura, redesenho dos tecidos e harmonização da aréola e dos mamilos de modo que haja uma maior valorização do colo e do tórax feminino.

Em alguns casos, como grandes perdas ou oscilações de peso e atrofia da glândula mamária, a mamoplastia sozinha não consegue atingir o resultado desejado. A indicação é de que ela seja associada ao implante de prótese e ao reposicionamento da aréola e do mamilo.

PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS

As incisões da mamoplastia, assim como acontece com qualquer cirurgia, deixam cicatrizes. Porém, no caso desse procedimento, algumas técnicas minimizam sua percepção: cortes ao redor da aréola ou na forma de um T invertido na base das mamas são feitos de acordo com o objetivo da paciente e a indicação do médico. O procedimento dura de 2 a 3 horas, no hospital, sob anestesia geral ou peridural e sedação.

PÓS-OPERATÓRIO

A paciente recebe alta no dia seguinte, sentindo apenas um leve desconforto. Depois disso, a indicação é de repouso por 3 a 5 dias, evitando braços acima do ombro por 1 semana. Depois de 14 a 21 dias, os pontos são retirados, acompanhados de recomendações importantes: não pegar peso, não dirigir, não fazer exercícios físicos por 3 semanas. Evitar exposição ao sol por 3 meses. Durante todo esse período, até completar cerca de 2 meses, é necessário o uso de um sutiã apropriado para acelerar a recuperação e o desinchaço, chegando à forma final entre 6 e 12 meses. Dependendo do quanto as mamas tenham que se reduzir, a lactação é preservada, assim como a sensibilidade na aréola.